A plataforma de criptomoedas Nexo processada nos EUA, oferece 36% de juros anuais

A plataforma de criptomoedas Nexo processada nos EUA oferece 36% de juros anuais

Como a empresa é acusada de vender títulos não registrados, oito estados dos Estados Unidos já tomaram as medidas necessárias para suspender as contas de renda da Nexo.

De acordo com anúncios divulgados pelos estados na segunda-feira, Califórnia, Nova York e seis outros estados dos Estados Unidos planejam entrar com uma ação contra a plataforma de empréstimo de criptomoedas Nexo por fornecer títulos não registrados na forma de contas que pagam juros sobre depósitos de criptomoedas.

Na ação movida contra a Nexo pelo escritório do procurador-geral de Nova York, a empresa foi acusada de “falsificar seu status de registro”. Letitia James, procuradora-geral do estado da Califórnia, afirmou que “a Nexo infringiu a lei e a confiança do investidor ao alegar fraudulentamente que é uma plataforma licenciada e registrada”.

As autoridades estão solicitando que a empresa pare de emitir as chamadas contas “Produto de juros de ganho” e indenize os clientes que já as utilizaram. De acordo com James, “a Nexo precisa acabar com suas práticas ilegais e tomar as medidas adequadas para proteger seus investidores”.

De acordo com um comunicado na segunda-feira (26), a exchange de criptomoedas Nexo, com sede na Suíça, “deixou voluntariamente de integrar novos clientes dos EUA para esse produto, bem como descontinuou o produto para novos saldos de clientes existentes”. A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) deixou clara sua posição sobre esses tipos de contas no início deste ano.

“A Nexo está comprometida em estabelecer um caminho para o fornecimento regulamentado de produtos e serviços nos Estados Unidos, idealmente em nível federal.”

Ações individuais foram lançadas pelos estados, que também incluem Washington, Maryland, Kentucky, Oklahoma, Carolina do Sul e Vermont, contra a Nexo em uma tentativa de assumir o controle de contas específicas que geram receita para a exchange de criptomoedas. Esses tipos de contas são chamados de “alto rendimento” nos materiais de marketing da empresa. O estado da Califórnia informou que a corporação oferecia taxas de juros anuais de até 36%.

De acordo com Clothilde Hewlett, comissária do Departamento de Proteção Financeira e Inovação da Califórnia, “essas contas que pagam juros sobre criptomoedas são consideradas títulos e estão sujeitas às proteções dos investidores sob a lei”. As proteções ao investidor de acordo com a lei incluem divulgação dos riscos envolvidos. Em 31 de julho, o estado da Califórnia declarou que mais de 18.000 de seus habitantes juntos detinham um total de US$ 175 milhões nessas contas.

Procedimentos regulatórios foram feitos contra as empresas de criptomoedas BlockFi, Voyager Digital e Celsius Network Inc. de maneira consistente entre si.

A Voyager e a Celsius acabaram declarando falência, enquanto a BlockFi liquidou as reivindicações estaduais e federais que enfrentava com uma compensação de US$ 100 milhões. Um novo processo foi iniciado pelos acionistas da Celsius na semana passada em um esforço para proteger uma parte dos ativos sobreviventes da empresa.