Solana fornece uma explicação para a falha que tornou a rede inoperante e causou um declínio de mais de 10%

Solana fornece uma explicação para a falha que tornou a rede inoperante e causou um declínio de mais de 10%

Após um período de quatro horas, os validadores reativaram a rede desligando as chamadas ” transações duráveis de nonce”, que causaram problemas para certas exchanges.

Quarta-feira (1), a Solana ficou inacessível por um período de quatro horas devido a um erro ocorrido durante a execução de um certo tipo de transação que foi criada para usos de caso offline.

De acordo com Austin Federa, diretor de comunicações da Solana Labs, os validadores começaram a retomar a rede somente depois de desativar as chamadas ” transações duráveis de nonce”. Eles permanecerão inacessíveis até que os desenvolvedores localizem o indivíduo culpado pelo desequilíbrio no mecanismo de consenso de Solana e corrijam o problema.

Os validadores acreditam que isso pode ter repercussões para quaisquer administradores offline cujas transações se enquadrem nessa categoria, possivelmente impedindo-os de movimentar fundos até que a falha seja resolvida.

Ainda na quarta-feira (1), várias exchanges de criptomoedas, incluindo Binance , Coinbase e Crypto.com, relataram que os usuários estavam tendo problemas para depositar e receber fundos usando Solana.

Quando o sistema caiu, o comércio da moeda nativa do blockchain, SOL, já estava indo na direção errada. Às 21h30, o CoinMarketCap informou que o declínio de 24 horas continuou e que os preços caíram 13 %, elevando o total para US$ 39,98.

Nonces duráveis

Segundo Federa, até muito recentemente, as transações na Solana consistiam em “uma porcentagem muito pequena” de nonces duráveis. A prevalência desta tecnologia tem crescido significativamente no mercado. Um nonce é um número aleatório que é empregado no campo da criptografia para um propósito específico.

Federa afirmou que “essa falha provavelmente existe há algum tempo, mas nunca se tornou um problema porque não é algo que a maioria das pessoas usa”.

Na Solana, nonces duráveis ​​são projetados para detentores de tokens que possuem extensas configurações de assinatura offline e que, como resultado, não conseguem sempre preparar transações na mesma velocidade vertiginosa da Internet.

Um administrador que assina transações Solana usando dois computadores separados, por exemplo, pode não conseguir concluir seu trabalho em um único bloco de transações Solana. As transações na Solana não seriam possíveis nestas circunstâncias. O titular de um nonce durável tem uma vantagem em termos de tempo adicional.

O que ocorreu no dia anterior foi uma demonstração da incapacidade de Solana de lidar com nonces duradouros. Federa afirma que os validadores de rede, em vez de reconhecê-los como uma única transação, contaram-nos duas vezes como uma única transação em dois blocos separados porque não os trataram como uma única transação. O mecanismo de consenso do blockchain foi comprometido como resultado dessa condição insustentável.

Laine de Stakewiz, que atua como operador de validação de Solana, indicou que a falha era “conhecida” e que estava sendo corrigida antes dos eventos que ocorreram na quarta-feira. Ela afirmou que nunca havia sido ativado dessa maneira anteriormente.

Nesta quarta-feira à tarde, componentes essenciais da infraestrutura da rede, como os nós RPC, foram colocados novamente online, marcando o início da recuperação gradual da rede.

Apesar disso, as quedas de preço continuam, e até o início da tarde desta quinta-feira, Solana havia caído 9,6 % nas 24 horas anteriores, e atualmente estava cotado a US$ 40,20.