Perspectiva otimista da Merge contribuiu para a alta do preço do Ethereum

Perspectiva otimista da Merge contribuiu para a alta do preço do Ethereum

A redefinição do risco nos mercados de ações tradicionais certamente abriu caminho para o avanço de alta visto no ETH, de acordo com as opiniões de vários analistas.

O preço do Ethereum (ETH), o token nativo do blockchain Ethereum, mais que dobrou para US$ 2.000 nas quatro semanas que antecederam o meio de agosto.

A maioria dos analistas do setor atribuiu o aumento à atualização de tecnologia altamente antecipada conhecida como “Merge”, que converteria a plataforma de contrato inteligente em uma rede de prova de participação (PoS).

Prevê-se que esta ação resultará em uma diminuição considerável na quantidade disponível de ETH e aumentará a conveniência da criptomoeda como uma reserva de riqueza.

O rali foi iniciado em meados de julho, depois que o desenvolvedor do Ethereum, Tim Beiko, deu dicas de que 19 de setembro seria a data limite para a fusão, então é possível que eles estejam certos.

No entanto, uma análise mais detalhada da ação do preço nos últimos dois meses revela que a redefinição do risco nos mercados de ações tradicionais provavelmente abriu caminho para o avanço de alta do ETH. Essa noção é apoiada pelo fato de que o movimento do preço do ETH nos últimos dois meses tem sido bastante otimista.

Essa sensibilidade exige cuidado do lado dos touros (otimistas) do Ether que antecipam um rali mais importante após a fusão, que atualmente deve ocorrer por volta de 15 de setembro. Olhando para o futuro, essa sensibilidade justifica a necessidade de cautela.

Nos últimos dois meses, o ETH seguiu os passos do S&P 500, o índice de ações de referência em Wall Street.

Ao longo das últimas quatro semanas, a correlação entre o Ether e o S&P 500 nos últimos 90 dias melhorou de 0,70 para 0,90, e a conexão nos últimos 30 dias também é boa.

Embora uma correlação nem sempre implique uma relação de causalidade, neste caso, as esperanças e ansiedades sobre um aumento da taxa pelo Federal Reserve (também conhecido como Fed, que é o banco central dos Estados Unidos) parecem ser a força motriz atrás da relação positiva.

A expectativa de que a inflação teria atingido seu nível máximo e o Federal Reserve reduziria as taxas de juros no ano seguinte pode ter sido o motor da alta dos preços das ações observada em julho e na primeira quinzena de agosto.

Essa narrativa dovish (soft) do Federal Reserve, por outro lado, secou na segunda metade do mês que acabou de passar, trazendo nova fraqueza para ações e criptomoedas, com o ETH caindo mais de 20% em relação ao seu pico em agosto.

Essa mudança parece ser uma evidência de que a confiança da Merge não protege a criptomoeda de preocupações macro e do colapso no mercado de ações.

Rally na sequência da fusão?

Embora as considerações de oferta e demanda pareçam favorecer um aumento no preço do Ether após a fusão, os touros devem proceder com cuidado porque a criptomoeda recentemente falhou em permanecer resiliente diante das perdas no mercado de ações.

Se a aversão ao risco de mercado tradicional e a ansiedade macroeconômica continuarem a aumentar, o rali previsto pode nunca se concretizar ou pode ser significativamente atenuado.

De acordo com vários especialistas do setor, incluindo o gigante de criação de mercado Cumberland e a diretora de pesquisa da Arca, Katie Talati, o verdadeiro rali de preços associado ao Fusão ainda não ocorreu e provavelmente começará somente após a atualização eliminar uma parte significativa do preço.

“É realista prever que esses US$ 40 milhões em vendas diárias de [Ether] vão evaporar assim que a cadeia PoS for formada”, disse Cumberland em comunicado. “Isso pressupõe que o fork ‘Ethereum PoW’ não leve a um novo mercado significativo”.

Prevemos que haverá mais pressão de alta nos preços como resultado da força contínua da demanda e da menor disponibilidade de bens como resultado da Incorporação.

Mineradores e participantes que estão insatisfeitos com o curso em que o projeto está atualmente podem decidir dividir o Ethereum e formar uma rede separada conhecida como Ethereum PoW como um meio de desabafar suas frustrações.

“Isso deve ser bastante semelhante ao halving dos pagamentos dos mineradores, que geralmente é seguido por um movimento de alta do mercado”, observou Cumberland.