A nomeação do líder ocorre em um momento em que a organização está intensificando seus esforços para mudar digitalmente a si mesma.
Na última quinta-feira (1), a XP Inc. (XPBR31) anunciou que a empresa contratou Marino Aguiar para ocupar o cargo de CTO (Chief Technology Officer), em um momento em que o negócio está acelerando sua transformação digital.
Aguiar iniciou a sua carreira profissional em 1994 na Accenture de Portugal, onde trabalhou na área dos serviços financeiros após a licenciatura em Administração de Empresas. Em 2002, ele teve a oportunidade de liderar iniciativas de transformação tecnológica para instituições financeiras como bancos e seguradoras após ser transferido para o escritório da Accenture do Brasil.
Ele foi convidado pelo Grupo Santander para assumir o cargo de CIO (Chief Information Officer) da instituição, e começou nessa função no início de 2016. Uma de suas principais responsabilidades era impulsionar o movimento do banco em direção à digitalização.
“Aguiar vai liderar uma das maiores e mais premiadas equipes de tecnologia do país”, enfatizou a XP em comunicado. “Ele também será responsável por garantir a construção da ‘XP do futuro’, por meio da realização das estratégias de longo prazo da empresa e visões”, acrescentou XP.
No comunicado, o CEO da XP Inc., Thiago Maffra, afirmou estar “confiante de que o conhecimento que Marino Aguiar acumulou gerenciando iniciativas de transformação tecnológica seria importante para acelerar ainda mais nosso crescimento”. Temos a oportunidade de contar com um dos profissionais mais conceituados do setor e contamos com eles para nos levar a um novo patamar de grandeza. Pretendemos ser um padrão global para o setor financeiro em termos de inovação, tecnologia e segurança.
“Eu não poderia estar mais feliz ou mais entusiasmado com as oportunidades que estão por vir. Encontro na XP uma empresa com uma cultura única que há muito respeito, uma equipe da melhor qualidade e a oportunidade de se desenvolver a cada dia para continuar reinventando a experiência do cliente”, disse Aguiar.