O responsável pelo domínio Ethereum Name Service foi preso e a plataforma perderá seu endereço em uma semana, segundo GoDaddy.
Se um membro da comunidade ENS DAO navegar para seu site eth.link neste momento, tudo o que verá é uma página em branco com um banner de aviso sobre a expiração iminente do domínio na parte superior em texto verde.
Isso se deve ao fato de que o único indivíduo que tem o poder de renovar o domínio, Virgil Griffith, está atualmente cumprindo pena de prisão por ajudar os norte-coreanos a evadir sanções usando bitcoins.
De acordo com uma notificação postada na sexta-feira pelo registrador GoDaddy, o nome de domínio eth.link foi autorizado a expirar em 26 de julho. Prevê-se que ele retorne ao registro em 5 de setembro, quando será disponibilizado para qualquer um que seja capaz de obtê-lo.
O protocolo Ethereum Name Service é uma adaptação da Web 3.0 do papel tradicional de um provedor de serviços de nomes de domínio. ENS DAO é uma organização autônoma descentralizada (DAO) que governa o protocolo.
A comunidade Ethereum (ETH) viu uma proliferação de nomes de domínio que terminam em “.eth”, e o protocolo ENS é o responsável por sua criação. Os usuários obtiveram a propriedade de seus próprios domínios comprando nomes que terminam em .eth.
Os usuários terão mais facilidade para enviar e receber criptomoedas se vincularem suas identidades ENS a seus endereços de walltet (endereços de carteira) (em vez de precisar digitar um endereço Ethereum longo e complexo).
Virgil Griffith, que estava trabalhando na Ethereum Foundation quando a ENS foi criada, foi um dos primeiros colaboradores do protocolo ENS, conforme declarado por Khori Whittaker, que atua como Diretor Executivo da ENS. Como o ENS é um protocolo sem permissão, ele permite que qualquer pessoa construa aplicativos descentralizados (dApps) sobre ele. Um exemplo disso é a participação de Virgil no desenvolvimento do eth.link. Ele comprou o domínio e desenvolveu um programa capaz de criar domínios ENS.
Para obter acesso a informações sobre todos os nomes do ENS, o DAO utilizou o site eth.link como seu principal recurso. Agora, o ENS DAO está recomendando a seus usuários que migrem para eth.limo, que é outro domínio operado pela comunidade.
O diretor executivo da EasyDNS, Mark Jeftovic, teria chegado a um acordo com o titular da conta do ENS DAO no Twitter para renovar o endereço de domínio por mais um ano. No entanto, de acordo com os relatórios, o provedor de domínio tomou a decisão de não mais honrar o acordo “de repente” e “sem aviso prévio”.
Em entrevista, Whittaker afirmou que “eventos como esse ilustram a necessidade de sistemas de nomenclatura descentralizados”. “Depois que o domínio eth.link foi renovado, a GoDaddy tomou a decisão de deixar o domínio ‘re-expire’, o que demonstra o poder e o controle que esse sistema de nomenclatura possui. Por outro lado, qualquer pessoa pode ajudar a manter um domínio ENS pagando para renová-lo ou pagando para estendê-lo.
Ao longo do ano passado, o ENS teve uma expansão significativa e, em 17 de agosto, atingiu 2 milhões de nomes de domínio. A ENS levou cinco anos para registrar seu primeiro milhão de nomes, mas alcançou dois milhões de nomes em apenas três meses e meio depois que esse marco foi alcançado.