De acordo com estudos realizados por think tanks que são contra a ideia, pelo menos 66 % dos participantes concordam com eles.
O Cato Institute, que é uma organização que realiza pesquisas sobre políticas públicas, realizou uma análise de mais de 2.000 respostas a um convite do Federal Reserve dos EUA para comentar sobre o dólar digital. A análise revelou que dois terços dos entrevistados parecem se opor à ideia de usar uma moeda digital.
O think tank libertário em Washington, DC, que se opõe a uma moeda digital do banco central (CBDC) como uma tentativa do governo de controlar o dinheiro das pessoas, descobriu que mais de 66 % dos entrevistados levantam preocupações sobre uma eventual moeda digital americana. Existe o risco de invasão de privacidade, além de possíveis danos à infraestrutura econômica do país.
A pesquisa, por outro lado, demonstra que as empresas têm uma visão mais positiva.
Nicholas Anthony, analista de políticas da Cato que compilou as estatísticas e relatou dizendo que o fato de dois terços dos mais de 2.000 participantes serem contra a ideia de uma CBDC mostra não apenas que essa não é uma questão de nicho – como também era um há alguns anos – mas também que os americanos reconhecem o risco que um dólar digital representa ou poderia representar para sua liberdade financeira.
É opinião dos defensores de um dólar digital que a moeda poderia beneficiar a segurança nacional na corrida contra concorrentes estrangeiros, além de reduzir os custos ambientais da produção de papel-moeda e melhorar a confiança no sistema monetário, tornando-o mais transparente. Outros benefícios potenciais incluem a redução dos custos de produção de papel-moeda e a redução dos custos para o meio ambiente.
O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, que seria responsável pela criação e manutenção de um dólar digital, tem funcionários que afirmaram que a agência não atuará sem autorização do Congresso e da administração Presidente Joe Biden. Algumas pessoas até especularam que levaria pelo menos cinco anos para colocar o plano em ação depois de criado.
O Office of Financial Research (OFR), que é uma divisão do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos que investiga possíveis ameaças ao sistema financeiro, realizou pesquisas para determinar como uma CBDC influenciaria o funcionamento interno das finanças dos EUA.
A conclusão, que foi divulgada no início deste mês, é que o medo de um pânico futuro, em que os indivíduos querem freneticamente converter seus ativos em moeda digital, parece ser exagerado. Eles descobriram que um dólar digital pode fornecer ao governo um sistema de alerta antecipado para indicações de perigo no mercado financeiro. Esta foi uma descoberta muito emocionante.